RB Capital Desenvolvimento Residencial III FII (RSPD11)
O RB Capital Desenvolvimento Residencial III é um fundo de investimento imobiliário constituído sob a forma de condomínio fechado, formado por uma única classe de cotas. O fundo tem por objetivo investir em (i) permutas físicas e financeiras de projetos residenciais; e (ii) adquirir participações societárias em SPE’s que desenvolvem empreendimentos imobiliários residenciais, localizados em diferentes regiões do Brasil.
Palavra da Gestão
Data de referência: Agosto 2024
Para mais informações, confira na íntegra a Carta do Gestor no último relatório gerencial.
Panorama Geral
Pela primeira vez desde março de 2021, a taxa referencial Selic entrou novamente em um ciclo de alta, com o Comitê de Política Monetária (Copom) anunciando um aumento de 0,25 p.p., elevando a taxa para 10,75% a.a.. Essa decisão reflete preocupações com a inflação, em um cenário onde as expectativas inflacionárias estão se desancorando e os preços no setor de serviços permanecem resilientes, mesmo após a interrupção dos cortes na Selic. Além disso, a depreciação do real frente ao dólar agrava esse quadro.
Segundo o Comitê, tudo aponta para um cenário que pode retroalimentar a inflação. A primeira delas é a desancoragem das expectativas de inflação por um longo período, observada no relatório Focus. Além disso, a alta dos preços no setor de serviços se mantém resiliente mesmo após a paralisação no ciclo de cortes da Selic. Outros fatores também são enxergados, como a depreciação do real frente ao dólar.
Em contraste, o Federal Reserve (FED) anunciou um corte de 0,5 p.p., reduzindo os juros americanos para a faixa de 4,75% a 5,0%. Esse movimento pode aumentar a liquidez e atrair capital estrangeiro para o mercado brasileiro, favorecendo a valorização do câmbio.
No mercado imobiliário, embora o setor continue aquecido, a elevação das taxas de juros tem inibido a capacidade de financiamento por parte dos compradores. As incorporadoras, cientes desse cenário, tem adotado uma postura cautelosa em relação a novos lançamentos, priorizando a liquidação de estoques já existentes. Isso pode resultar em uma diminuição da oferta, enquanto a demanda tende a aumentar, especialmente para imóveis prontos ou em fase de construção, que podem experimentar uma curva de vendas mais acelerada.
Enxergamos que o atual contexto pode oferecer tanto desafios quanto oportunidades estratégicas no mercado imobiliário.
Informações Básicas
Downloads
Nota Importante
Haverá isenção do Imposto de Renda Retido na Fonte e na Declaração de Ajuste Anual das Pessoas Físicas com relação aos rendimentos distribuídos pelo Fundo ao Cotista pessoa física, desde que observados, cumulativamente, os seguintes requisitos: (i) o Cotista pessoa física não seja titular de montante igual ou superior a 10% (dez por cento) das Cotas do Fundo; (ii) as respectivas Cotas não atribuírem direitos a rendimentos superiores a 10% do total de rendimentos auferidos pelo Fundo; (iii) o Fundo receba investimento de, no mínimo, 50 (cinquenta) Cotistas; e (iv) as Cotas, quando admitidas a negociação no mercado secundário, sejam negociadas exclusivamente em bolsas de valores ou mercado de balcão organizado.