RB Capital I Fundo De Fundos (RFOF11)
RB CAPITAL I FUNDO DE FUNDOS – FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO – FII (RFOF11), constituído sob a forma de condomínio fechado em Fevereiro de 2020, tem por objetivo a obtenção de renda e ganho de captal mediante investimentos em Ativos Imobiliários. Dentre os Ativos Imobiliários, o Fundo deverá buscar investir parcela preponderante de seus recursos em cotas de outros fundos de investimento imobiliário.
Cotação de Mercado
Palavra da Gestão
Data de referência: Julho 2024
Para mais informações, confira na íntegra a Carta do Gestor no último relatório gerencial.
Comentário do Gestor
Aumentamos a nossa exposição em recebíveis no mês, de forma a aproveitarmos o prêmio de risco no patamar atual dos ativos, sendo que investir em CRI pode ser vantajoso dado permanência das taxas de juros em patamares elevados. De forma similar à explicada anteriormente de forma mais genérica, em um cenário de abertura da curva nos vértices mais curtos, CRIs de curto prazo podem oferecer rentabilidade mais alta e tendem a apresentar maior liquidez, pois ajustam suas taxas de retorno de forma a refletir as novas condições do mercado, proporcionando flexibilidade para ajustes rápidos na carteira. Por outro lado, o fechamento da curva nos vértices mais longos, tende a beneficiar CRIs de longo prazo ou mesmo os FIIs de Tijolo. A diminuição dessas taxas pode aumentar o valor do fluxo de caixa futuro de longo prazo, elevando seu valor presente. Além disso, com taxas de longo prazo mais baixas, o custo de oportunidade de manter esses CRIs diminui, tornando-os mais atraentes em comparação com outras opções de investimento que oferecem rendimentos menores.
Duplo desconto:
Investir em Fundos de Fundos (FoFs) oferece vários benefícios. Primeiro, esses fundos são geridos por especialistas que realizam análises detalhadas e negociações estratégicas, garantindo uma gestão eficiente. A diversificação é outro ponto forte, pois ao investir em um FoF, o investidor tem acesso a uma ampla gama de ativos, reduzindo o risco associado a um único ativo ou setor. Além disso, os FoFs proporcionam acesso a investimentos exclusivos que não estão disponíveis para o mercado geral. A gestão ativa permite a implementação de estratégias que otimizam o desempenho do fundo. Um diferencial importante dos FoFs é o “duplo desconto”: além de obter um desconto sobre o valor de mercado do FoF, o investidor também se beneficia dos descontos dos fundos subjacentes na carteira.
Muitos FoFs estão investindo em FIIs de tijolo, que estão negociando a preços descontados. Adquirir FIIs de tijolo com imóveis de qualidade em regiões centrais a desconto já representa uma boa oportunidade, e fazer isso através de um FoF com desconto oferece um “duplo desconto”. No entanto, é importante notar que os FoFs têm custos mais elevados, pois cobram taxas de administração tanto para o FoF quanto para os FIIs subjacentes. Além disso, como o FoF de FII é um investidor indireto, está mais exposto a variações diárias. Ainda assim, todos os FIIs possuem um lastro imobiliário real, seja de tijolo ou de papel.
Informações Básicas
Downloads
Nota Importante
Haverá isenção do Imposto de Renda Retido na Fonte e na Declaração de Ajuste Anual das Pessoas Físicas com relação aos rendimentos distribuídos pelo Fundo ao Cotista pessoa física, desde que observados, cumulativamente, os seguintes requisitos: (i) o Cotista pessoa física não seja titular de montante igual ou superior a 10% (dez por cento) das Cotas do Fundo; (ii) as respectivas Cotas não atribuírem direitos a rendimentos superiores a 10% do total de rendimentos auferidos pelo Fundo; (iii) o Fundo receba investimento de, no mínimo, 50 (cinquenta) Cotistas; e (iv) as Cotas, quando admitidas a negociação no mercado secundário, sejam negociadas exclusivamente em bolsas de valores ou mercado de balcão organizado.